Quando em criança de deleitava com os discos que minha Mãe comprava de Frank Sinatra e que se tornou numa referência como cantor e mais tarde quando à porta da morte minha mulher me ofereceu um disco deste cantor “Sinatra The Main Event Live” me fez chorar pela oferta, jamais pensaria que tantos anos depois estivesse aqui teclando nestas novas tecnologias uma homenagem sentida a um virtuoso da canção ligeira que me tem acompanhado ao longo da vida e me tem servido de exemplo.
Francis Albert “Frank” Sinatra nasceu filho de um casal de imigrantes italianos em Hoboken a 12 de Dezembro de 1915 e veio a falecer em Los Angeles a 14 de maio de 1998.
Foi casado com Nancy Barbato e posteriormente com as atrizes Ava Gardner e Mia Farrow e com a socialite Barbara Marx com quem terminou os seus dias.
Teve três filhos: Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr. E Tina Sinatra.
Como reconhecimento dos seus pares tem no passeio da fama duas estrelas. Uma pelo seu trabalho na música e outra pelo trabalho da TV americana.
Sem a ajuda de qualquer professor de canto, Sinatra desenvolveu um estilo altamente sofisticado. Sua habilidade em criar uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração, e a sua manipulação de frases fê-lo chegar bem mais longe que qualquer outro cantor popular.
Iniciando sua carreira musical na swing era com Harry James e Tommy Dorsey, Sinatra tornou-se um artista solo de sucesso sem precedentes no início e meados dos anos 1940, assinando depois com a Columbia Records em 1943. Sendo um ídolo das "bobby boxers" (como eram conhecidas as jovens fãs de swing), ele lançou seu primeiro álbum, The Voice of Frank Sinatra em 1946. Sua carreira profissional estava parada no início da década de 1950, mas renasceu em 1953 ao vencer o Óscar de melhor ator secundário por sua performance em From Here to Eternity.
Francis Albert Sinatra
É considerado um dos maiores intérpretes da música na década de 1950 e ainda hoje é seguido por vários cantores do mundo como exemplo tentando imitar a sua forma genial de canto e o dizer das palavras.
Entrou para o livro Guiness the Records a quando do seu histórico Show no Maracanã do Rio de Janeiro no Brasil em 26 de Janeiro de 1980 tendo como assistente mais de 170 mil pessoas.
Teve o seu próprio show durante vários anos na TV.
Quanto a canções os seus principais sucessos ainda hoje são: "My Way", "New York, New York" e "Fly me to the moon",
No Cinema, Frank Sinatra
Desde 1941 com “Las Vegas Nights” até 1990 com “Listen Up: The lives of Quincy Jones” interpretou entre papéis principais e secundários mais de 60 filmes.
Destes seus trabalhos em cinema, recebeu todos os prémios que já alguém recebeu, mesmo nos tempos de hoje. Óscares, Globos de Ouro, Prémios Cecil B. DeMille e outros por várias vezes e referente a vários trabalhos.
Quanta à sua longa discografia difícil de contabilizar, também recebeu vários Grammys a saber:
1958
Best Album Cover - Only The Lonely (Frank Sinatra foi Diretor de Arte. Curiosamente seu primeiro Grammy foi pela pintura da capa)
1959
Album Of The Year - Come Dance With Me
Best Vocal Performance, Male - Come Dance With Me
1965
Album Of The Year - September Of My Years
Best Vocal Performance, Male - It Was A Very Good Years
Lifetime Achievement Award
1966
Album Of The Year - Sinatra: A Man And His Music
Record Of The Year - Strangers In The Night
Best Vocal Performance, Male - Strangers In The Night
1970
Trustees Award
1982
GRAMMY Hall Of Fame Award - I'll Never Smile Again (Tommy Dorsey With Frank Sinatra & The Pied Pipers)
1984
GRAMMY Hall Of Fame Award - In the Wee Small Hours
1994
Grammy Legend Award
Como ainda hoje e por vezes adormeço ao som de alguns temas de Frank Sinatra e quando em 14 de maio fez 14 anos do seu desaparecimento físico senti-me na obrigação de o homenagear desta forma.
Gentileza de GeorgesBR (no Youtub)
. A busca de ser importante...
. Um dia, num lar de idosos...
. A prostituição mora no Pa...
. Sai do armário e mãe pede...
. Depois de "All-American B...
. Crónica de um louco senti...
. “Porque razão é preciso t...